3 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA ESTADUAL ZAMENHOF


Histórico da escola ZAMENHOF
     Não é possível falar em transformação social e cultural mundial e nacional, sem lembrar-se do espaço escolar e a história que cada unidade escolar tem dentro dos muros e do seu espaço de convivência, assim como cada cidadão traz seu registro de nascimento e sua identidade, a mesma traz a construção social de sua fundação e dos tempos vividos.
       Escola Estadual Zamenhof não é diferente das demais, tem seu trajeto histórico. A mesma está com 64 anos de existência foi fundada pelo Senhor Onésimo da Costa  Faria, nascido no município de Aquidauana, Mato Grosso, em 26 de Fevereiro de 1914. Ficou órfão de pai e mãe aos 02 anos de idade, sendo criado pela irmã mais velha.    Foi estudar no Rio de Janeiro, onde concluiu seus estudos voltando a Mato Grosso, como professor autodidata e, como funcionário público, onde exerceu a função de  Escrivão da Polícia Federal. O senhor Onésimo tinha como objetivo fundar uma escola onde, além de ser orientada nos princípios espíritas (que segue os ensinamentos do Evangelho e Jesus Cristo – Doutrina essa codificada pelo professor francês Allan Kardec), seria também divulgadora do Esperanto. Foi então que com o apoio de companheiros de Ideal, da Casa Espírita Discípulos de Jesus e Casa Espírita Fé, Amor e Caridade, funda em Campo Grande, em 1948, a Fraternidade Educacional de Mato Grosso, Zamenhof­­­­­­­­­­­­.
     É importante ressaltar que na época de sua fundação, os órgãos públicos ainda não possuíam um projeto político que abrangesse toda a demanda de atendimento educacional em nossa cidade por isso, muitas escolas e instituições de atendimento infantil eram fundadas por entidades que praticavam assistencialismo, principalmente junto às classes sociais mais baixas. Entre as instituições filantrópicas haviam as que eram ligadas às Casas Espíritas e às Igrejas Católicas, Evangélicas e ONGS.    
    Lázaro Luiz Zamenhof, nasceu em 15 de dezembro de 1859, na cidade de Bialystok, na Polônia, era filho de Rosália e Marcos Zamenhof, criterioso professor de geografia e línguas modernas.  Na 5ª série primária começou a estudar o inglês e ainda muito jovem estudou o francês e o alemão. Iniciando o curso ginasial, passou a estudar fervorosamente as línguas latina e grega, examinando a possibilidade de uma delas se constituírem em língua internacional. No dia 05 de dezembro de 1878, ele e um grupo de sete colegas do ginásio festejaram, ao redor de um bolo preparado carinhosamente por sua mãe, o nascimento da Língua Internacional. Na verdade, o projeto naquele dia comemorado era apenas uma forma embrionária do que mais tarde seria o Esperanto. 
  As pessoas que aderiram à língua neutra ficaram encantadas com a força unificadora do Esperanto. Os seguidores que acreditavam na nova língua deram a Zamenhof o pseudônimo de “Doktoro Esperanto (pois era médico), que na nova língua quer dizer Doutor que tem esperanças”. Foi então que a nova língua recebeu o nome de Esperanto, por ser criada por ele.   Em 14 abril de 1917, faleceu com 57 anos, na cidade de Varsóvia. Todos os anos, no dia 15 de dezembro, realizam-se eventos esperantistas no mundo inteiro, para comemorar o aniversário do criador da  Língua do Esperanto. Mas com o desenvolvimento e posterior divisão de Mato Grosso, o Governo do recém-criado Mato Grosso do Sul começou a abarcar muitas escolas que foram fundadas por entidades filantrópicas, pois as novas leis que estavam sendo criadas exigiam um padrão de qualidade que o Governo não podia assegurar devido à escassa verba destinada à Educação e essa parceria entre municípios, estados e entidades durou por muitos anos.  Mas as inovações e estudos dos aspectos legais teóricos e científicos sobre a educação foram tomando novo rumo, deixando claro que a educação não poderia ser filantrópica, mas um direito de todos os cidadãos que pagava impostos.
  Foi sendo exigida também melhor qualificação a todos que trabalhavam com as crianças. No passado a comunidade que cercava a escola era mais participativa pelas condições do local, mais proximidade dos moradores, o bairro não tinha asfalto, e nem condições de saneamento básico, como os dias de hoje, a escola era um local de encontro e até de lazer. Hoje com a evolução já não tem uma comunidade tão presente até porque a escola recebe alunos oriundos de vários pontos da cidade. A instituição não tem uma comunidade própria, tem dificuldade na participação dos pais, embora hoje seja uma realidade brasileira a não participação destes. Sempre recebemos visitas de ex-alunos, mas não com grande participação nas atividades.
      Essa parte do histórico foi relatada pela professora Maria Garcia que é também uma divulgadora da língua do Esperanto. Hoje com 84 anos esteve proferindo palestra para os discentes em março deste ano, por ocasião do aniversário da escola em seus 64 anos de sua existência. O primeiro Diretor da Escola foi o Senhor Onésimo Faria que exerceu o cargo gratuitamente, e a primeira professora foi Maria Ribeiro Serra, os dois foram nomeados pelas Diretorias da fraternidade Educacional  e das Casas   Discípulos de Jesus e   Espírita Fé Amor e Caridade. Dados importantes que marcaram a história desta instituição: 1975 – foi construído o prédio que abriga as a crianças em período integral, passando a ser denominada Creche Escola Zamenhof; 1980 – passa a ser denominada escola de 1º Grau creche Zamenhof, sendo autorizado o funcionamento do ensino de 1ª a 8ª séries; 1985 – através da Deliberação/CEF Nº1226, a escola passa a ser denominada Escola de 1º Grau Zamenhof; 1992  com a implantação da Educação Infantil passa a ser denominada Escola Estadual de Pré-Escolar e 1º Grau Zamenhof; 1998 – com a implantação do Ciclo Básico, passa a ser denominada Escola Estadual Zamenhof.



PARABÉNS A ESCOLA ZAMENHOF. 

Foi comemorado com atividade Cultural, utilizando os seguintes recursos tecnológicos:

Notebook, caixa de som, máquina fotográfica e CD

Foi uma festa!!!!














Nenhum comentário: